Os riscos do mercado de franquias

coffee-disposable-cup-and-mobile-phone-on-tableA crise econômica e os crescentes níveis de desemprego no país têm levado muitos brasileiros a apostar no mercado de franquias, investindo suas economias em empresas próprias, na busca de renda e flexibilidade dos horários de trabalho.

A escolha pela franquia costuma ser uma opção mais conservadora, pois o franqueado pressupõe ter a sua disposição um modelo de negócio já conhecido, testado e aprovado pelo público. Vislumbra-se ainda a segurança decorrente do apoio do franqueador, em contraste à comum inexperiência do neoempresário.

Nem sempre, porém, são analisados de forma ponderada os riscos também existentes neste tipo de transação. Além da necessidade de investimentos iniciais proporcionalmente elevados, que incluem o pagamento da taxa de franquia, os franqueados costumam vincular-se a contratos que preveem exigências severas e diversas multas por inadimplemento.

São comuns os casos em que o franqueado negligencia essas e outras questões no momento da celebração do negócio, o que pode trazer consequências danosas a médio e longo prazo. Por isso, é importante que o empresário busque, antes de assumir qualquer compromisso, obter orientação especializada e informar-se detalhadamente sobre a franquia, até mesmo entrando em contato com outros franqueados, para que tenha ciência das dificuldades existentes no dia a dia da operação.

Os principais questionamentos devem recair sobre a própria capacidade de investimento do franqueado, os reais custos de implantação e operação, a rentabilidade do negócio, a seriedade e credibilidade da franqueadora, as obrigações e direitos do franqueado e da franqueadora, e as punições em caso de descumprimento, intencional ou não, do contrato. Outro ponto fundamental a ser examinado é o respeito à Lei de Franchising, que traz uma série de requisitos para a validade da oferta e do contrato de franquia.

É preciso lembrar que este tipo de vínculo se dá entre empresários e não está sujeito ao Código de Defesa do Consumidor, o que exige maior responsabilidade dos celebrantes. Não se trata, portanto, o mercado de franquias, de algo tolerante a aventuras, sendo imprescindível que o empresário, desde o início, adote postura profissional e cautelosa em sua avaliação do negócio.

Por Victor Gondim
(Originalmente publicado no Estado CE)

Últimos posts

Dissídio Coletivo: tudo que você precisa saber em 9 perguntas

Ao contrário do que se acredita, Lorem Ipsum não é simplesmente um texto randômico. Com mais de 2000 anos, suas raízes podem ser encontradas em uma obra de literatura latina clássica datada de 45 AC.

Os riscos do mercado de franquias

A crise econômica e os crescentes níveis de desemprego no país têm levado muitos brasileiros a apostar no mercado de franquias, investindo suas economias em empresas próprias, na busca de renda e flexibilidade dos horários de trabalho.

Direito dos trabalhadores: 8 conselhos para não ter problemas

Para evitar problemas trabalhistas, as empresas devem estar a par da legislação pertinente. A falta de conhecimento das leis que regulam o direito dos trabalhadores ou o descaso com elas podem gerar diversos problemas.

QND 02, Lote 09, 3º Andar, Ed. Homero Gomide,
Taguatinga Norte - Brasília - DF, CEP 72.120-020
Telefone: (61) 3351.0141
gomide@gomideadvogados.com.br
www.gomideadvogados.com.br

Gomide Advogados Associados 2014 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Mix7

icon email mobile
icon mobile telefone